quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Os utópicos

O primeiro movimento socialista na Grã-Bretanha – dos socialistas utópicos – data do final do século 18 ate a primeira metade do século 19. Esse movimento coincidiu com o movimento cartista, primeiro movimento operário da Grã-Bretanha, sobre o qual tiveram uma influencia significativa.

Os socialistas utópicos não só tinham consciência da opressão sexual como também colocavam esta questão no centro de sua política. Enfatizavam em particular a necessidade de as mulheres terem liberdade de desfrutar a sua sexualidade. Defendiam firmemente a libertação sexual, embora não tivessem uma idéia clara das causas da opressão sexual. A explicação mais popular era a da ignorância: as mentes das pessoas estavam cheias de idéias erradas, implantadas pela Igreja. A batalha contra a opressão sexual era, portanto, uma batalha contra idéias equivocadas.

Isso os levou a suas estratégias complementares e igualmente desfocadas. A primeira era apelar a capitalistas esclarecidos para apoiá-los. Como as suas idéias estavam baseadas na razão, a força do argumento seria suficiente para conseguir o apoio de capitalistas influentes. Não surpreende que tenham atraído poucos colaboradores.

Outros viram a saída na “propaganda dos atos” – vivendo no ‘aqui e agora’ as idéias de uma sociedade futura. Isso levou muitas pessoas a estabelecerem comunidades e outras experiências de vida não monogâmicas. A grande maioria dessas idéias falhou. O seu maior fracasso foi não conseguir oferecer nenhuma alternativa à família para a grande maioria dos trabalhadores. Há muito mais na opressão sexual do que idéias equivocadas, e as restrições materiais que a maioria dos trabalhadores sofre não podem ser simplesmente eliminadas pela força na nossa vontade.

Nenhum comentário: