quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Stonewall- consequências e conquistas

A FLG assumiu o nome inspirando-se nos inimigos do estado norte-americano - os Viet Congs e os norte-vietnamitas. Começou com o que na época era comum, mas hoje é raro - uma identificação com a luta revolucionária. Houveram muitos problemas na política do movimento gay no início dos anos 70, mas começou a partir de uma perspectiva revolucionária que foi um grande marco para a compreensão e a luta contra a opressão gay.

A FLG era uma organização de combate nascida nas ruas, e despendeu a maior parte de seu tempo lutando nas ruas. Seus slogans resumiam a sua nova análise da opressão gay - "Diga em alto e bom som, eu sou gay e tenho orgulho disso", "Não sou eu quem está doente, mas sim uma sociedade que me chama de doente".

A ênfase estava no fato de que os gays viviam em uma sociedade opressora que tinha que ser mudada. E essa mudança só poderia vir com os gays e lésbicas lutando abertamente nas ruas. A luta contra a opressão gay começa a partir do ato de assumir - os gays têm que se assumir publicamente e lutar para mudar as atitudes das pessoas e combater todas as formas de perseguição e preconceito. Tudo isso era excelente e um grande passo adiante.

Talvez um dos desenvolvimentos mais importantes do movimento gay foi a importância dada à atitude de assumir a sua opção sexual. O primeiro opressor dos gays são eles próprios - chegar a um termo com uma sexualidade que é taxada de "desvio" pela sociedade significa aprender a ter orgulho e não vergonha de sua sexualidade.

A FLG não só analisou a opressão gay, mas de modo geral esboçou a saída para superá-la, através da luta. Eles se identificaram com as lutas mais amplas contra o sistema. Tomaram parte em debates com os Panteras Negras, argumentando contra suas idéias machistas anti-gay - um debate que, pelo menos formalmente, eles ganharam. Eles estiveram envolvidos não somente com questões relacionadas aos gays, mas também participaram ativamente das manifestações contra a guerra do Vietnã. Eles viam a necessidade de transformar radicalmente a sociedade, em outras palavras, a necessidade de esmagar o capitalismo.

Nenhum comentário: